21 junho 2009

MakeitUp chega a Angola - Maquilhagem definitiva????






Maria Manuela Freire, residente em Angola, veio a Portugal para frequentar um Workshop de Auto-maquilhagem realizado pela MakeitUp.
Esta senhora, cujo a sua profissão exige muito da sua imagem,trabalhando para a Companhia Aérea de Angola, veio a Coimbra pedir ajuda para um problema que não estava a conseguir contornar, que se deve ao facto de ter feito uma maquilhagem definitiva à 11 anos.
Através do conhecimento do trabalho editado no blogue, Maria Manuela telefonou a marcar o dia que estaria em Coimbra para se deslocar ao nosso Atelier, confiando na nossa capacidade criativa de imagem.
Partilhando a sua experiência, com a maquilhagem definitiva de contorno de lábios e sobrancelhas, comigo e com as outras participantes, partilho também com a leitora, para que deva considerar se esta será a melhor opção, quando procura através da maquilhagem alterar a sua imagem, sem conhecer os meios adequados e técnicas variadas que existem no mercado.

Quando se fala em Maquilhagem Permanente ou Micropigmentação, como o próprio nome indica, é uma maquilhagem que não é retirada é definitiva.

Maquilhagem Permanente ou Micropigmentação.
É uma técnica muito semelhante à utilizada nas tatuagens, a diferença reside no facto de a micropigmentação ser feita somente nas camadas superficiais da pele, o pigmento de cor é infiltrado ao nível da derme e da epiderme.

"Já imaginou acordar, olhar-se ao espelho e sentir-se fantástica para encarar mais um dia de trabalho?"

"Já imaginou ao acordar, olhar-se ao espelho e constatar que está bem. Com a micropigmentação consegue obter resultados perfeitos em tudo semelhantes aos de uma cirurgia, como ovular os olhos, aumentar a boca ou desenhar sobrancelhas."

Ao ler estas frases, a leitora deve ter em consideração dois factores importantes:

- Onde reside dentro da maquilhagem, o seu poder de escolha de num dia não querer estar maquilhada, ou acordar todos os dias com eye-liner nos olhos, que pode não querer usar naquele dia em particular e fazer outro tipo de maquilhagem.

- Se é mesmo necessário, por motivos de estética, no caso por exemplo de não ter um lábio bem definido sem desenho e necessita de um contorno, que através deste processo, com pigmentos de cor adequados e ajustados, podem trazer uma mais valia para si.

No caso da Maria Manuela, a experiência não foi feliz. Fez micro pigmentação nas sobrancelhas e lábios, mas o contorno dos seus lábios é preto bem como o das sobrancelhas. Para este tipo de trabalho, cujo o seu objectivo era realçar os seus lábios finos e as sobrancelhas, o pigmento adequado seria obviamente a cor do lábio natural e o seu contorno com pigmento mais escuro, do tom da pele.
Nas sobrancelhas, e estamos a lidar com pelo, que ainda nos indica a sua cor natural, não havia necessidade de ter igualmente um contorno preto, quando a cor natural é castanho.
Foi feita uma micro pigmentação completamente desajustada à imagem da Manuela, que mostra um rosto delicado, de uma senhora que não se sente bem com este trabalho.
A minha ajuda e aconselhamento para este caso, foi utilizar texturas com correctores e base que conseguissem camuflar o mais possível o pigmento preto, na zona do contorno de lábios. Utilizar batôns mais claros e tons neutros como os pêssego, castanhos com mistura de um lipgloss beije no centro dos lábios.
Nas sobrancelhas, praticámos a técnica de pintar a sobrancelhas com várias texturas, que a Manuela pode escolher dentro do seu dia a dia pela sua prática. Desde a sombra castanha, para dar um look mais natural, ou mais intenso com as lapiseiras da M.A.C

Deixo ficar esta experiência ás nossas leitoras, para que lhes seja útil nas vossas escolhas, de serviços ligados à imagem e beleza.





Sem comentários: