14 junho 2007

Jornal

“Moda, qualidade e bom gosto”
O Pátio da Universidade foi o local eleito para receber a edição deste ano do Coimbra Fashion. Pela passerelle desfilaram 17 lojas e fabricantes da região, com roupas e acessórios vestidos por muitas caras conhecidas do mundo da moda

O Pátio das Escolas encheu-se de público, luz, som e cor para receber, em ambiente de glamour, a IX edição do Coimbra Fashion. De Conímbriga a Coimbra foi o tema que deu o mote ao evento que, este ano, se inspirou nas duas concorrentes às sete maravilhas do mundo: as ruínas de Conímbriga e a Universidade de Coimbra.
Isabel Figueira, cara conhecida da televisão portuguesa, teve a seu cargo a apresentação do desfile. Apesar de alguns problemas técnicos iniciais, as centenas de pessoas que na sexta-feira passaram a Porta Férrea reconheceram com aplausos a moda, o comércio, o design, a música e a animação que desfilaram lado a lado no palco do Coimbra Fashion.
Na passerelle deram a cara Helena Coelho, Ana Isabel, Decimaria, Fiona, Núria Madruga, Andreia Rodrigues, Orsi Feher, Jô, Sónia Balacó e Sara Salgado. Afonso Vilela, Nuno Romano, Rui Santos, Valter e os gémeos Pedro e Ricardo Guedes foram os representantes masculinos do evento. No dia da criança os mais pequenos também tiveram direito a um lugar na passerelle. Os mini-talentos da moda desfilaram com as roupas da loja Rosa & Chocolate.
A abrir o evento esteve o grupo Arthemis, que ofereceu ao público uma performance marcada pela presença em palco de deuses gregos e romanos. O Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra deu voz ao segundo momento de animação da noite. Pelo meio, actuações dos Arthemis e das Fly Dancers intercalaram-se com a passagem de modelos, cabendo à cantora Rosete Caixinha a tarefa de encerrar o Coimbra Fashion com a interpretação do tema Carmina Burana.
Representadas estiveram 17 lojas e fabricantes da região. Pelo palco passaram peças da ADN Space, Ágata Joalharias, Aragon Lingerie, Boutique Romy, Carlo Viscontti, Casa Coelho, DASC - Da Silva Castela, Dielmar, Drapeau, Enrico Silvani, Góis Joalheiro, Lanidor, Óptica Couceiro, Óptica Estádio, Rosa & chocolate, Santix e Topolino.
No âmbito do II Concurso de Moda Coimbra Fashion, Nuno Soveral de Almeida, Carla Parente & Kate Lima, e Joana Pontes apresentaram as suas criações, com modelos inspirados na Universidade e nas ruínas de Conímbriga.
A Associação Comercial e Industrial de Coimbra (ACIC) foi a entidade responsável pela organização da iniciativa, cuja produção ficou entregue à Animagest. A Ilídio Design teve a seu cargo os cabelos e maquilhagem dos manequins. Isabel Figueira ficou por conta da DASC – Da Silva Castela e da Boutique Romy, que vestiram a apresentadora, e de Andreia Moreira, responsável pela maquilhagem.
Arménio Pratas, da direcção da ACIC, considera que o evento decorreu dentro dos objectivos a que organização se propôs. Assim, conseguiu-se «elevar o patamar» em relação ao ano passado e o feedback da assistência foi «positivo». Para além disso, o membro da direcção salienta que a apresentação das lojas foi feita com «muito nível», primando pela «moda, qualidade e bom gosto».
«Sentimo-nos satisfeitos e orgulhosos da nossa postura», afirma o responsável, acrescentando que é preciso «apostar cada vez mais nas lojas e empresas do distrito» de Coimbra.
Arménio Pratas salienta ainda que «é bom que os responsáveis comecem a olhar este evento como uma afirmação da pujança do comércio independente de Coimbra». Reitera ainda que, para ajudar os comerciantes a progredir, é preciso estabelecer «parcerias muito concretas, arregaçar as mangas e começar a trabalhar».

Joana Martins

1 comentário:

Anónimo disse...

necessario verificar:)